Pesquisa e Extensão

As atividades de pesquisa e extensão são desenvolvidas no LAT-EFEI através dos programas de Iniciação Científica, Programas de Pós-Graduação e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, permitindo a participação de docentes e alunos da graduação e pós-graduação.

Em todos os casos, estimula-se a interação com empresas do setor elétrico, de modo que as pesquisas desenvolvidas no laboratório encontrem ampla aplicação prática na melhoria do sistema elétrico.

Neste aspecto, destacam-se os projetos de P&D, onde busca-se trazer para a Universidade os problemas reais do nosso setor elétrico, estimulando parcerias benéficas para universidade e empresas. Exemplos de empresas com as quais o LAT-EFEI desenvolveu projetos nos últimos anos são: Energisa, Petrobrás, Chesf, AES, Ampla, Equatorial Energia, Cemig, HVEX, Matrix, entre outras.

Dentre os projetos desenvolvidos recentemente ou em andamento, destacam-se:

Recuperação de Mercado – Energia Segura com Inibidores de Furtos – Fase Desenvolvimento Experimental
Trata-se de um projeto de P&D em parceria com a Eletrobrás Distribuição Amazonas, a Eletrobrás Distribuição Piauí (atual Equatorial Piauí) e a Matrix Engenharia em Energia para desenvolvimento e instalação de protótipos inibidores de desvio de energia elétrica da rede de distribuição secundária. O projeto, encerrado em dezembro de 2019 contou com a participação 5 professores, 6 alunos de pós-graduação e 2 alunos de graduação.
Gestão e controle ambientais exigidos pela legislação brasileira, equipamentos elétricos em operação no sistema da CEB, que utilizam óleos sintéticos contendo PCBs ou óleos contaminados por eles
Trata-se de um projeto de P&D em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Matrix Engenharia em Energia e a Universidade de São Paulo para avaliação de um sistema de recuperação de transformadores com traços de ascarel, permitindo o descarte seguro de resíduos e reutilização dos transformadores. O projeto conta com a participação de 3 professores, 2 alunos de pós-graduação e 1 aluno de graduação.
Ferramenta de Inspeção para Detecção de Falhas em Isoladores Através da Identificação de Distorções Harmônicas e Presença de Descargas Parciais na Corrente de Fuga
Trata-se de um projeto de P&D em parceria com a Equatorial Energia e a HVEX para desenvolvimento de um sensor para detecção de descargas parciais em isoladores da rede, assim como uma metodologia de inspeção. O projeto conta com a participação de 1 professor e 1 aluno de pós-graduação.
Otimização de Manutenção e Reenergização de Redes de Distribuição sob Condição de Falta Através de Sistema Próprio de Sinalização
Trata-se de um projeto de P&D em parceria com a ENERGISA e a HVEX com o objetivo de desenvolver um sistema de sinalização remota georreferenciado para detecção de faltas redes de distribuição. O projeto contou com a participação de 2 professores, 2 alunos de pós-graduação e 1 aluno de graduação.